Em 1 de Janeiro de 2002, o euro substituiu o franco belga (BEF) para a taxa de conversão de 1 euro = 40,3399 BEF.
O euro a Bélgica tem um símbolo nacional que consiste em o retrato do rei, que recorda o símbolo já utilizado nas moedas de francos belgas.
O projeto da primeira série de euro belga é por Jan Alfons Keustermas, diretor da Academia Municipal de Belas Artes de Turnhout, com um retrato do rei Albert II e seu monograma, que consiste na letra "A" com uma coroa. A imagem do rei está rodeado pelas 12 estrelas da União Europeia.
Em 2008, as moedas foram alteradas para dar cumprimento às orientações sobre o desenho da face nacional, com as seguintes alterações:
A nova série foi produzida a partir de 2009, com o mesmo retrato do rei Albert II utilizado nas moedas antes de 2008, mas com a posição do ano, as marcas da Casa da Moeda e as estrelas da União Europeia de 2008.
Em 2010, a posição da marca da Casa da Moeda e o símbolo do Diretor da Casa da Moeda foram revertidos.
Em 04 de fevereiro de 2014 foi apresentada uma nova coleção desenhada por Luc Luycx, após a abdicação do rei Albert II em favor de seu filho Filipe, o 21 de julho de 2013. A moeda apresenta o perfil do rei com o monograma, o símbolo "BE "A Bélgica, o ano de cunhagem, com a marca do diretor da Casa da Moeda para a esquerda e a marca da Casa da Moeda à direita.